Cerimónia de apresentação do livro "Uma Luz que não se Apaga".

07-11-2017 08:27

"HISTÓRIA DO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO"

"LISBOA 1639-2006"

No dia 20 de outubro de 2017 realizou-se na Igreja do Convento de Nª. Srª. do Bom Sucesso, uma cerimónia de apresentação do livro "Uma Luz que não se apaga" que é a tradução para a língua portuguesa, elaborada pelas Drª. Sara e Ana Isabel Seruya, do livro "A Light Undimmed" editado em 2007 pelas Dominic Publications então escrito pela Sister Honor McCabe, O. P., que viveu vários anos em Portugal, o que lhe permitiu ter uma visão única da vida e das vicissitudes das Religiosas Dominicanas Irlandesas do Bom Sucesso, e que atualmente é professora de Teologia Espiritual em vários centros dominicanos na Irlanda.

apresentação inicial foi feita pelo Dr. João Sales Luís, presidente do Conselho de Administração da FOSRDI, acessível em PDF, cuja leitura recomendamos, pelo seu interesse histórico que nos ajuda especialmente a entender melhor a nossa identidade, seguido pela Drª. Ana Mariz Fernandes, Diretora do Colégio do Bom Sucesso que falou sobre a importância do convento na história do colégio.  Segui-se a apresentação de uma entrevista, em vídeo, com perguntas da Sister Liz e repostas da Sister Honor McCabe. Foi também muito interessante a intervenção da Prioresa da Congregação de Cabra e da Congregação de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Sister Elizabeth Healy, em perfeita língua portuguesa, igualmente disponível em PDF. O apontamento final da cerimónia foi protagonizado pela audição do nosso Hino “Laudare, Benedicere, Praedicare”, que nos encheu a alma! 

A convite do Dr. Sales Luís rezamos a nossa habitual oração a Nossa Senhora do Bom Sucesso e agradecemos com uma salva de palmas a presença e dedicação das nossas Sisters: Prioresa, Sister Elizabeth Healy, da Sister Liz que faz parte do Conselho de Administração da Fundação e das nossas queridas Sisters Aileen e Alicia, fundadoras dos vários centros que constituem a fundação, e com uma vida completa dedicada à obra. Referiu-se também à presença do Patriarcado, representado pelo Diácono Dilão, nosso interlocutor há muitos anos e à significativa presença da Embaixadora da Irlanda. Deu as boas vindas a todas as várias comunidades dominicanas em Portugal com uma nota especial para o nosso capelão Frei José Nunes. Referiu igualmente a presença de tantos antigos alunos e muitos pais e respetivas associações. E disse ainda o nosso Presidente: "Em geral a todos os colaboradores e amigos da Congregação e dos Centros da Fundação o nosso muito obrigado e desejos que este livro vos ajude a entender melhor a missão deste projeto, que não se apaga." 

“Uma Luz que não se Apaga “será sempre a nossa força para assumirmos o nosso Hino “Laudare, Benedicere, Praedicare”.

(Esta notícia ilustrada com algumas imagens do evento estão disponíveis em página própria).