Momentos Históricos

Gravura da cidade de Lisboa anterior ao terramoto de 1 de novembro de 1755, onde se pode identificar a capela do Colégio, junto da praia do Bom Sucesso.

 

Na origem do Colégio do Bom Sucesso e consequentemente da Fundação, está o Convento do Bom Sucesso, com uma história muito rica e antiga, tendo sido fundado na primeira metade do século XVII, no reinado de D. Filipe III (IV de Espanha).

Tudo começou com a chegada do padre irlandês Daniel O’Daly (Dominic of the Rosary) por volta do ano de 1630. A sua missão era fundar uma comunidade religiosa que pudesse receber os filhos dos nobres cristãos do seu país, perseguidos naquela altura pelos protestantes ingleses.

O’Daly fundou , para os rapazes, a Comunidade do Corpo Santo e empenhou-se no sentido de criar um Convento para raparigas. Soube então da vontade da Condessa D. Iria de Brito, senhora viúva e sem descendentes, em doar a sua quinta de Belém para uma ordem religiosa.

Tornava-se necessário pedir autorização ao rei, o qual impôs uma condição: O’Daly teria de recrutar na Irlanda soldados para combater na guerra que a Espanha travava com a Holanda. Cumprido o acordo, Filipe IV concede finalmente a autorização necessária em 1639.

A 12 de Novembro de 1639, o Convento abre as suas portas às primeiras religiosas, tornando-se o primeiro convento feminino de dominicanas irlandesas no mundo inteiro. Foi dia de grande festa, tendo assistido à missa a Duquesa de Mântua (representante do rei em Portugal), nobreza da corte, membros da ordem dominicana e muito povo.

Passados cinco anos, foi colocada a primeira pedra para a construção da nova capela. Em 1670 esta jóia da arquitectura estava terminada. No seu interior destacam–se algumas peças de arte, como o magnífico retábulo de mármore e um sumptuoso sacrário de prata, feito por Evano, decorado com pinturas de Bento Coelho. Este famoso pintor da época retratou algumas das cenas bíblicas do “Cântico dos Cânticos”. Muito recentemente, realizaram-se diversas obras de restauro.

Ao longo dos anos esta ordem passou por grandes dificuldades, chegando a ser expulsa do convento por algumas semanas, no princípio do século XIX, sob um regime anticlerical do governo de então. A pedido do próprio Rei, conseguiram regressar com intenção de educar alunas internas. Abriram uma escola, ajudadas por “Sisters” do Convento de Cabra, em Dublin (www.dominicansisters.com), que se desenvolveu rapidamente. Uma das primeiras alunas foi Miss Mariana Russel Kennedy e muitas outras se lhe seguiram.

Depois de 1910, o Bom Sucesso era o único colégio interno Católico em Portugal. Passou a colégio externo a partir de 1955 e ainda hoje recebe cerca de 700 alunos todos os dias, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos.

Em 1993 foi fundada a Fundação, aprovada por Decreto de 19/01/1993, pelo Ordinário Diocesano de Lisboa, e constituída, sem qualquer finalidade lucrativa, nos termos do disposto Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, aprovado pelo Decreto-lei nº 119/93, de 25 de fevereiro.